segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Era da Convergência

A CBN possui vídeos muito interessantes e este é um deles, que faz parte do quadro O Mundo Corporativo. O único "problema" é a sua duração, que é longa, mas para quem gosta vale a pena assistir. A entrevista é com Carlos Hilsdorf que fala sobre a Era da Convergência, a qual vivemos atualmente. Produtos multifuncionais, hiperinformação, "profissionais do nexo" e o "mente de obra" (trocadilho de mãos à obra) fazem parte dessa Era, uma fase de integração entre Revolução Industrial x Era do Conhecimento. Segundo ele, conhecimento ganha poder e a informação perde um pouco sua força, já que é impossível saber de tudo o que acontece no mundo, criando uma dependência assim de uma rede confiável de contatos (network). Para quem não conhece, O Mundo Corporativo é exibido todas as quartas-feiras, às 11 horas, no site da Rádio CBN (www.cbn.com.br).


3 comentários:

Augusto Martini disse...

Oi Priscila! Gostei do seu blog!
Lia dia desses que o bombardeio de mídia ao qual somos expostos nos tornou imunes a praticamente qualquer mensagem ou abordagem que não seja relevante. Aqui em São Paulo, por exemplo, uma pessoa é exposta a sete mil mensagens publicitárias por dia. Como um mecanismo de defesa a esse verdadeiro tiroteio ao qual somos submetidos todos os dias, desenvolvemos “uma mente que seleciona e bloqueia”. E isso é comprovado pelas pesquisas recentes que mostram que não precisamos mais nem zapear com o controle remoto para fugir das propagandas: simplesmente fazemos isto com o pensamento.
Assim, nada mais funciona isoladamente. Para anunciar qualquer coisa é preciso juntar um monte de mídias para alcançar o resultado esperado. Bjs. Augusto

Augusto Martini disse...

Ontem, por exemplo, postei em meu blog minha opinião sobre a água potável e o que há por trás das propagandas de filtros e água mineral. Veja http://asimplicidadedascoisas.wordpress.com/2012/01/16/eu-bebo-agua-da-torneira-sim-e-voce/
Ao final, há um vídeo produzido pela Annie Leonard que conta "A História da Água Engarrafada". Annie é uma militante contra o consumismo e propõe um boicote à água engarrafada. É muito interessante a forma de como ela mostra as artimanhas utilizadas para o consumo de um bem que temos de graça em nossas torneiras.
Bjs.
Augusto

Unknown disse...

Augusto, muito obrigada por participar do meu blog! Seu comentário foi muito válido e é a mais pura verdade. Por isso que as empresas investem cada vez mais em marketing e propaganda para chamar a atenção dos consumidores. É um desafio muito grande. Também gostei muito do seu blog e desta matéria sobre a água de torneira, inclusive vou pesquisar à respeito do assunto, mas voltado para minha região - Maranhão! Eu sempre ouvia boatos de que podia beber água da torneira, mas nunca fui atrás dessa informação. Muito legal sua iniciativa, parabéns! Pessoas como você contribuem para um o mundo mais sustentável e melhor, contribuem para um mundo com mais conhecimento!